TEMÁTICA

Este espaço está direcionado aos interessados em arte, fatos, escritos, mitologia, filosofia, mistérios da vida e da religião; sem qualquer conotação ou finalidade religiosa ou doutrinária.

VERDADES E MITOS

VERDADES E MITOS
Clique sobre a imagem para acessar

9 de nov. de 2010

ORIGEM DO CRISTIANISMO


simbolo do peixe
Deve ser salientado com muita evidência, que Jesus não queria e nuca teve qualquer pretensão de criar uma nova religião, mantendo-se sempre fiel aos ensinamentos do velho testamento.
Após a sua morte que, ao que tudo indica as mais recentes pesquisas , teria ocorrido no ano 30 d. C. ( tendo nascido entre os anos - 8 a - 4 a. C. estando, portanto, nosso calendário errado em pelo menos quatro anos ), o incipiente movimento por Ele liderado só não se dissolveu diante da crua realidade da execução do mestre e da forte oposição teológica, policial e política do Sinédrio -- preocupado em manter a ordem pública e evitar a ira de Roma, conseguindo, através de manobras, envolver o movimento galileu num falso halo de conspiração política que despertou a atenção da Administração Romana, o que levou Jesus à morte sob o peso de duas acusações: uma religiosa (blasfêmia) e outra política (Jesus como pretendente ao trono de Davi), sendo a primeira, crime capital pelas leis judáicas; a segunda, crime capital pelas leis de Roma.
Foi por conta das chamadas aparições póstumas do próprio Jesus diante de seus abatidos discípulos, o que lhes estimularam e fortaleceram em seus ideais e lhes deram confiança e coragem para levar adiante o movimento de renovação espiritual, com conseqüências sociais notáveis, iniciado por Jesus. Convém notar, entretanto, que se tais aparições foram o impulso necessário ao maior sucesso religioso de todos os tempos, também causou, logo no princípio, uma mudança de ênfase, nos discípulos mais exaltados, do sentido da mensagem universalista do Nazareno, seu legado mais importante, para o da figura extraordinária do próprio Jesus, que passou a ser visto como muito mais que um iluminado profeta e homem que atingiu o pico mais alto de desenvolvimento humano para o de um Ser não humano, e com Paulo levou paulatinamente à idéia de que Cristo era o próprio Deus. O Cristianismo, como sistema ideológico e modelo de conduta, contem em si mesmo uma “doutrina” (do qual o Padre Nosso é o exemplo mais completo); um conjunto de valores que conformam uma “moral” (como a piedade, o amor ao próximo, etc; e uma serie de “rituais”( os Sacramentos como a missa, o batismo, etc). Desse modo, um cristão, para ser considerado tal, deve necessariamente seguir esses três elementos (DOUTRINA, MORAL E RITUAIS) e cumplir as suas exigências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário