A religião é um elemento fundamental da cultura egípcia e é muito difícil de entender, começando com a escrita e se confunde com a história do Egito, que é muito complexa por volta de 3000 aC. É uma religião politeísta, mas com uma tendência ao monoteísmo, como cada nomos (ou pequena região) tinha um deus adorado principal e depois o outro como secundário. É muito importante o culto salientar a crença monoteísta implantada por Akhenaton ao deus sol que ele chamou Aton, de fato, esta é considerada como a primeira religião monoteísta que tem sido relatado na história.
Essas divindades são representadas como figuras humanas com alguns símbolos, mas depois alguns se sincretizam. Às vezes têm cabeças de animais e, por vezes, representam a forma animal.Existem dois tipos de deuses:• DEUSES LOCAIS: representando cada nomo, (por exemplo, o Deus de Memphis é PTAH)
• DEUSES COSMICOS: muito maior, para todas os nomos.Estas incluem uma tríade , que será muito importante destacar será muito importante desde o início: Geb, deus da terra, Nut, deus do céu, e Rá, deus do sol.
• SEMIDEUSES: se multiplicam com sentidosa diferentes.
• ANIMAIS SAGRADOS: Há também animais sagrados (não divino), que é tratado com respeito e mumificados na morte
O faraó foi também considerado um deus e que é representado por uma série de símbolos caractesrísticos
A fantástica civilização egípcia dominou por mais de três milênios e foi uma sociedade que foi se complementando e ajudando uns aos outros, mesmo entre as diferentes classes, o que explica seu desenvolvimento a longo prazo e um bom desenvolvim,ento político e social, na escrita, nas artes e na arquitetura .
Diante do exposto , nos leva a crer que não fazia falta um deus monoteísta devido ao desenvolvimento cultural do politeísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário