TEMÁTICA

Este espaço está direcionado aos interessados em arte, fatos, escritos, mitologia, filosofia, mistérios da vida e da religião; sem qualquer conotação ou finalidade religiosa ou doutrinária.

VERDADES E MITOS

VERDADES E MITOS
Clique sobre a imagem para acessar

18 de abr. de 2008

O CONCEITO DA BIBLIA E O ESPIRITISMO

O Conceito da Bíblia
As religiões de matriz judaico-cristãs entendem que, com a Lei dada a Moisés no Antigo Testamento, Deus interditou à Antiga Israel as comunicações com o mundo dos espíritos e o uso de poderes sobrenaturais por eles concedidos. "... não haverá no meio de ti ninguém que faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, que interrogue os oráculos, pratique adivinhação, magia, encantamentos, enfeitiçamentos, recorra à adivinhação ou consulte os mortos (necromancia)" (Deutornóminos 18:10-14). Afirmam ainda que essa proibição é confirmada no Novo Testamento, através das referências contidas nos Evangelhos e no livro de Actos aos "espíritos impuros". A citação do apóstolo Paulo em Gálatas 5:20, afirma que quem pratica "feitiçaria" (ou bruxaria, o termo grego usado é farmakía) ... não herdará o Reino de Deus". (Na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, o termo é vertido por "espiritismo". Mas esta aplicação da palavra não se refere especificamente à doutrina espírita). É comum encontrar referências ao uso do termo espiritismo para denominar outras doutrinas e cultos que não sejam aquela codificada por Allan Kardec (Ver o item Diversos usos do termo espiritismo deste artigo para exemplos). Já para a doutrina espírita, a Bíblia não condena a prática mediúnica em si, pois esta seria fundamentada em um fenómeno natural, e sim o uso dos recursos mediúnicos para finalidades frívolas. Em o Novo Testamento (Mateus 17:3-4) Pedro vê Elias e Moisés conversando com o Mestre, encarando a situação de forma natural.
A necromancia envolvia retirada de restos mortais, dos locais onde estavam enterrados, para invocar-se o espírito e fazer interrogatório. A doutrina espírita não pratica necromancia. Faz uso de comunicação livre, manifesta-se o espírito que tiver necessidade, através de médium que se dispõe a recebê-lo.
Pela forte ligação do espiritismo com a ciência, muitos espíritas acreditam que a Biblia é um livro mitológico, contendo a transcrição da história, ritos, lendas e tradição do povo judeu e dos primeiros cristãos que antes eram transmitidas apenas oralmente. Assim, ao contrário dos cristãos tradicionais, existiria a crença de que a Bíblia não seria a palavra de Deus nem traria o pensamento e idéias divinas, não se fazendo necessário assim segui-la como se fosse a Lei e a verdade absoluta do universo. Essa idéia fundamenta-se nos estudos históricos que apontam a manipulação e uso político da Bíblia, como no Concílio de Nicéia em 325dC, onde o imperador romano Constantino escolheu dentre dezena de evangelhos disponíveis nas comunidades cristãs primitivas aqueles que mais lhe convinham para a unificação e disseminação do cristinanismo.

Fonte:pt.wikipedia.org

Formatação e pesquisa:HRubiales



Um comentário:

  1. ola parabens pelo conteudo do blog,,muito interessante,adorei,voltarei mais vezes aqui para fazer varias pesquisas,o acervo sem duvidas e muito rico,,que DEUS pai abençoe este canal de comunicação grandemente

    ResponderExcluir