TEMÁTICA

Este espaço está direcionado aos interessados em arte, fatos, escritos, mitologia, filosofia, mistérios da vida e da religião; sem qualquer conotação ou finalidade religiosa ou doutrinária.

VERDADES E MITOS

VERDADES E MITOS
Clique sobre a imagem para acessar

16 de nov. de 2010

SANTO SUDÁRIO' Meios da formação da imagem



Possíveis meios de formação da imagem

A imagem no tecido tem muitas características peculiares e profundamente estudadas. Por exemplo, ela é inteiramente superficial, não penetrando nas fibras do tecido sob a superfície, de forma que as fibras do algodão não estão coloridas; a imagem é composta de fibras descoloridas dispostas lado a lado com fibras não descoloridas de forma que estrias aparecem. Então o tecido não é simplesmente pigmentado, e muitas outras explicações, naturais ou não, têm sido sugeridas para a formação da imagem. Entre os pesquisadores que já publicaram trabalhos, Walter McCrone acreditava que toda a imagem era composta de pigmento. Porém, esta hipótese foi descartada depois que inspeção mais detalhada mostrou que não há mais pigmentos na área de imagem que na área sem imagem do sudário. Outros resultados têm mostrado a imagem como uma descoloração e não como uma coloração.


A hipótese da reação de Maillard


Uma hipótese para a formação natural da imagem é a reação de Maillard na qual os gases libertados por um corpo em decomposição reagem com a fina camada (180-600 nanometros) de carbo-hidratos a celulose das fibras do tecido. Esta reação e a alteração química correspondente poderia explicar a variação de cor que define a imagem do sudário. Outra conclusão relevante é a de que a reação de Maillard afecta apenas a camada de carbo-hidratos, o que pode ser uma resposta para a superficialidade da imagem. Nas primeiras fases de decomposição, um cadáver exala os gases que desenvolvem a reacção de Maillard com os carbo-hidratos do tecido. No entanto, à medida que a decomposição prossegue, o corpo tende a libertar outro tipo de produtos líquidos que mancham o tecido, eliminando a possível coloração devida à reacção de Maillard. Se a imagem do sudário é de facto a impressão post-mortem de Jesus Cristo, então o corpo teria que ter sido retirado da sua mortalha antes do começo da decomposição. Segundo a Bíblia, foi mesmo isto que aconteceu durante a ressurreição
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário