TEMÁTICA

Este espaço está direcionado aos interessados em arte, fatos, escritos, mitologia, filosofia, mistérios da vida e da religião; sem qualquer conotação ou finalidade religiosa ou doutrinária.

VERDADES E MITOS

VERDADES E MITOS
Clique sobre a imagem para acessar

21 de abr. de 2008

>PROFETAS DO ISLÃO E DO ALCORÃO



PROFETAS DO ISLÃO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores. Veja aqui mais informações. Nota: esta página contém alguns caracteres especiais e é possível que a impressão não corresponda ao artigo original.
Série
IslãoHistória do islão
Cinco pilares
Profissão de féOração · Tributo · JejumPeregrinação
Figuras centrais
MaoméCompanheiros de MaoméCasa de MaoméProfetas do islão
Textos e lei
Alcorão · Suna · HadithBiografias de MaoméXariá · Fatwa Jurisprudência
Ramos do Islão
Sunitas · XiitasKharijitas
Cidades sagradas
Meca · Medina · Jerusalém
Najaf · Karbala · Qom Mashhad
Aspectos sócio-culturais
Arte · ArquitecturaCalendário · Ciência · FilosofiaFundamentalismo islâmico Jihad ·Sufismo
Ver também
Vocabulário do islãoCronologia do islãoExpansão islâmicaÍndice de artigos sobre o islão
O Alcorão identifica uma série de homens como profetas do islão. Os muçulmanos acreditam que estes indivíduos receberam de Alá (Allah, "Deus") a missão especial de orientar os seres humanos no caminho do monoteísmo e do bem. Muitos destes profetas são também referidos nos textos sagrados do judaísmo e do cristianismo.


PROFETAS DO ISLÃO
O islão distingue dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular: nabi) e os que para além desta função lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular: rasul, "mensageiro"). Neste último tipo de profeta encontra-se, por exemplo, Musa (Moisés) que recebeu como escritura revelada a Torá.
Adam (Adão) foi o primeiro profeta; após a sua expulsão do Jardim do Éden, Deus perdoou a sua falta, razão pela qual o islão não aceita o conceito de pecado original. O penúltimo profeta foi Isa (Jesus), que os muçulmanos acreditam ter profetizado a vinda de Maomé. Os muçulmanos aceitam o nascimento de Isa a partir de uma virgem, mas não acreditam que ele tenha morrido na cruz; em vez disso outra pessoa morreu no seu lugar e Isa ascendeu ao céu.
Todos os profetas são humanos e não seres divinos. Os muçulmanos devem acreditar em todos eles, sem fazer qualquer tipo de distinção. Quando um muçulmano se refere ao nome de um profeta ele acrescenta "que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele" em sinal de respeito.
Cinco profetas são alvo de particular reverência no islão: Nuh (Noé), Ibrahim (Abraão), Musa (Moisés), Isa (Jesus) e Muhammad (Maomé), que foi o último profeta, sendo por isso conhecido como o Selo dos Profetas.

PROFETAS DO ALCORÃO
Os seguintes vinte e cinco homens são apresentados como profetas no Alcorão; os seus nomes bíblicos em língua portuguesa encontram-se entre parênteses.
Adam (Adão) آدم
Idris (Enoque) ادريس
Nuh (Noé) نوح
Hud (Héber) هود
Saleh (Chela) صالح
Ibrahim (Abraão) ابراهيم
Lut (Lot) لوط
Ismail (Ismael) اسماعيل
Ishaq (Isaac) اسحاق
Yaqub (Jacob) يعقوب
Yusuf (José) يوسف
Ayub (Job) أيوب
Shoaib (Jetro) شعيب
Musa (Moisés) موسى
Harun (Aarão) هارون
Zulkifl (Ezequiel) ذو الكفل
Daud (David) داود
Sulayman (Salomão) سليمان
Ilyas (Elias) إلياس
Al-Yasa (Eliseu) اليسع
Yunus (Jonas) يونس
Zakariya (Zacarias) زكريا
Yahya (João Baptista) يحيى
Isa (Jesus) عيسى
Muhammad (Maomé) محمد

Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário